FORMAÇÃO BRINCAR HEURÍSTICO 

 Partilho convosco que ao longo do próximo ano letivo vou falar-vos do “ Brincar Heurístico - encantamento, surpresas e descobertas..."

O cesto dos tesouros, as sessões do jogo heurístico, as bandejas de experimentação e o heurístico expandido…  Planeamento, organização e documentação

· Como é que os bebés e as crianças pequenas brincam?

· Quais as pesquisas que realizam durante as brincadeiras?

· Como podemos potencializar as suas investigações e descobertas?

O Brincar heurístico desenvolvido por Elinor Goldschmied, pedagoga britânica é uma abordagem que se baseia na exploração e na curiosidade dos bebés e crianças pequenas quando têm o desejo natural de conhecerem o mundo e os seus elementos, a partir da ação direta sobre eles. A autora estruturou uma proposta que potencializa as ações espontâneas das crianças, através da exploração de coleções feitas com materiais não estruturados.   No brincar heurístico, Goldschmied qualifica as ações educativas na creche e propõe a exploração de diferentes objetos e o que acontece com eles quando as crianças combinam um elemento com o outro.

Partindo dos contributos desta grande Educadora, bem como da prática reflexiva e didática vamos, ao longo da formação, desenvolver um conjunto de competências e conhecimentos nas diferentes práticas do brincar heurístico:

Fundamentos do pensamento heurístico:

· Elionor Goldschmied: 

· A importância do Brincar

· Materiais não estruturados e suas possibilidades;


O cesto dos Tesouros;

·  Planeamento e organização da sessão do Cesto dos tesouros ( Seleção e organização dos materiais; Organização do espaço, grupo e tempo);

·  Papel e atitude do adulto;

·  Encerramento da sessão;

·  Documentação pedagógica da experiência;


Jogo heurístico;

·  Planeamento e organização da sessão do Jogo heurístico ( Seleção e organização dos materiais; Organização do espaço, grupo e tempo);

·  Papel e atitude do adulto;

·  Encerramento da sessão;

·  Documentação pedagógica da experiência;

 

Bandejas de experimentação;

·  Planeamento e organização da sessão das bandejas de experimentação ( Seleção e organização dos materiais; Organização do espaço, grupo e tempo);

·  Papel e atitude do adulto;

·  Encerramento da sessão;

·  Documentação pedagógica da experiência;

 

 Pensamentos Heurísticos expandidos – Práticas em diálogo;

No decorrer da formação vamos partilhar muitas experiências, exemplos de práticas, instrumentos de referências (intenção projetual, anotação rápidas de sessão, grelha de reflexão…), mini-histórias e propostas realizadas que realçam a importância do brincar heurístico na construção do conhecimento, envolvimento, iniciativa, conquistas e aprendizagem das crianças. Serão desenvolvidos momentos práticos e teóricos para potencializar as aprendizagens.

Inscrições no site da APEI http://apei.pt/formacao/plano-formacao/index.php?idf=941



Comentários

Mensagens populares deste blogue